segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Euroskills 2010

Em 2010, Lisboa, com orgulho, deu as boas vindas à 2ª edição do Euroskillls e às centenas de concorrentes, peritos e jurados, em representação de 31 países e de 50 saídas profissionais.
O EuroSkills/ Lisboa 2010 constituiu uma oportunidade única para projectar a imagem, a qualidade e a atractividade dos sistemas de formação profissional europeus.
Oportunidade para o encontro entre os principais actores da formação profissional: responsáveis e decisores políticos, parceiros sociais, peritos, formadores e professores, empresas e escolas.
Oportunidade para demonstrar, testar, comprovar e melhorar metodologias de trabalho e de formação; para aprofundar parcerias e reforçar padrões comuns no espaço europeu.
Oportunidade para uma demonstração ao vivo das profissões, promovendo a excelência e o reconhecimento dos melhores formandos e formadores.

http://www.euroskills2010.pt/Home/tabid/39/language/pt-PT/Default.aspx


Jovens ganham medalhas europeias

Os três jovens que participaram no Campeonato Europeu das Profissões Euroskills 2010, que decorreu em Lisboa, foram todos premiados. Sara Relvas, directora regional de Qualificação Profissional, revelou que a Madeira conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e outra de bronze.
Não escondendo a satisfação por acabar de receber as classificações numa cerimónia que decorria na FIL, a governante adiantou que a medalha de ouro foi para Énio Garanito, na área de maquinaria tradicional. A medalha de prata foi para Paulo Sérgio, da área de alvenarias.
E, finalmente, a medalha de bronze, foi para Pedro Mendes, que a conquistou em grupo, na área de canalizações.
Embora tivesse manifestado alguma surpresa pela conquista de três prémios pelos três participantes, que integraram a equipa nacional composta por 60 elementos, Sara Relvas sabia que uma parte do êxito se fica a dever à sua passagem pela formação profissional.
Além disso, sublinhou estar certa que os prémios, além do que representam para a região autónoma e para o País, constituem um estímulo importante para os jovens da Madeira. “Espero que sirva de exemplo”, rematou.
O Campeonato Europeu das Profissões juntou 500 jovens de 26 países na FIL e teve como promotor o Instituto do Emprego e Formação Profissional e European Skills Promotion Organization.
Os jovens em competição no Euroskills, com idades entre os 17 e os 25 anos, foram seleccionados em provas e campeonatos realizados nos seus países e encontram-se em formação ou estão já integrados na vida activa.
Mas mais do que uma competição, este evento pretende demonstrar a importância da qualificação profissional e das competências adquiridas.

http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=170030&sup=0&sdata=

Sem comentários:

Enviar um comentário