Centros Novas Oportunidades: Missão e Objectivos

Os Centros Novas Oportunidades foram pensados como “porta de entrada” para os maiores de 18 anos, que tendo terminado o seu percurso escolar, não conseguiram por alguma razão, concluir a sua escolaridade.

Como tal, os Centros Novas Oportunidades constituem-se como um serviço público, cujo objectivo primordial é o aumento das qualificações escolares e profissionais da população adulta residente no nosso país, através de processos de reconhecimento de competências adquiridas ao longo da vida, ou de processos de natureza formativa.

O relativo desconhecimento por parte da população das diferentes oportunidades de qualificação, bem como a dificuldade que muitas vezes surge aquando da clarificação da escolha adequada e realista do percurso de qualificação a seguir, implica que cada candidato seja acompanhado por um profissional que o auxilie a descobrir qual o caminho mais adequado ao seu perfil. Esse profissional, o primeiro de uma equipa que acompanhará o candidato no seu processo de certificação, é o Técnico de Diagnóstico e Encaminhamento.

Assim, o candidato que se inscreva num Centro Novas Oportunidades, passa inicialmente pelas fases de acolhimento, na qual é esclarecido sobre as possíveis vias de certificação, e diagnóstico, onde é dada a conhecer a situação, características, motivações e objectivos do candidato. Em todos estes momentos, o candidato é acompanhado pelo Técnico de Diagnóstico e Encaminhamento, e em conjunto ambos irão definir qual o encaminhamento mais apropriado:
 









No seu todo, os Centros Novas Oportunidades têm como missão contribuir para a redução dos indicadores nacionais de subcertificação, e investir em estratégias que conduzam à superação dos mesmos.

Para além dos objectivos de qualificação escolar e profissional, o Centro Novas Oportunidades, tem como objectivo a integração dos candidatos certificados em processos subsequentes de educação, formação e/ou emprego.

As Novas Oportunidades são não apenas importantes em termos de aumento de qualificações da população activa portuguesa, mas também pela actualização de conhecimentos que permitem, e crucialmente porque o aumento de qualificações abre as portas a uma maior capacidade de investimento em formação, nomeadamente formação profissional.

O aumento de qualificações é vantajoso não só para os candidatos, mas também para as organizações e empresas de que fazem parte. Colaboradores mais qualificados, possuem maiores capacidades, aumentam a sua flexibilidade, e consequentemente o aumento da competitividade da empresa.