quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

4.º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades

Decorreu no passado dia 30 de Novembro o 4º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades.
O evento teve lugar no Pavilhão Multiusos da cidade de Guimarães, onde estiveram presentes mais de um milhar de representantes de Centros Novas oportunidades de todo o país.

O encontro, levado a cabo pela Agência Nacional para a Qualificação, através dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação, abordou os resultados da avaliação externa da Iniciativa Novas Oportunidades, levada a cabo pela Universidade Católica (CEPCEP), exemplos de boas práticas do trabalho em rede, e a apresentação do novo ciclo da Iniciativa Novas Oportunidades: 2011-2015.

O trabalho levado a cabo pelo Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica, coordenado pelo ex-ministro da Educação Roberto Carneiro, caracteriza a Iniciativa Novas Oportunidades como uma marca pública com valores claros e consistentes, de comprovada qualidade de serviço e satisfação de inscritos e ex-inscritos, e com um nota globalmente positiva.

O estudo salienta os ganhos em “hardskills” – literacia (leitura, escrita e comunicação) e e-competências (utilização das novas tecnologias) – o forte reforço da auto-estima e da motivação para continuar percursos formativos, do pensamento crítico, e de uma melhoria generalizada em competências pessoais, cívicas e culturais.

O encerramento do encontro ficou marcado pela mesa redonda com a participação de representantes do grupo SONAE, Portugal TELECOM e da Associação Nacional de Jovens Empresários, e pela introdução do novo ciclo da Iniciativa Novas Oportunidades.
Luís Capucha, Presidente da ANQ, apresentou como finalidades deste novo ciclo, prosseguir a trajectória de convergência com os padrões europeus, promover o acesso de todos, jovens e adultos, a oportunidades de qualificação e assim criar uma sociedade de aprendizagem ao longo da vida e em todos os contextos de vida dos cidadãos.

O novo ciclo ficará marcado pela estratégia renovada, enquadrada no Quadro Nacional de Qualificações e no homólogo Europeu, pela criação de um sistema único de orientação para a Aprendizagem ao Longo a Vida, pelo reforço do funcionamento em rede e do investimento na componente profissional da formação e dos processo de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências.

Sérgio Silva

http://www.novasoportunidades.gov.pt/np4/1472.html

Sem comentários:

Enviar um comentário