sexta-feira, 1 de abril de 2011

Learning while working: success stories on workplace learning in Europe

Learning while working: success stories on workplace learning in Europe é a mais recente publicação lançada pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP), no âmbito da aprendizagem em contexto de trabalho. Considerando os factores de sucesso e os desafios relacionados com este tipo de aprendizagem, esta publicação elabora uma análise em relação à necessidade de aplicação de determinadas políticas, de concretização de parcerias estratégicas (a nível nacional, regional, local e sectorial), bem como às estruturas e aos instrumentos necessários para expandir a aprendizagem em contexto de trabalho. Perante isto, uma das conclusões apresentadas neste estudo prende-se com a necessidade de aumentar a participação dos trabalhadores menos qualificados dentro da empresa, algo passível de concretizar-se através do acesso a uma aprendizagem e formação contínuas. Independentemente do nível de educação e do posto de trabalho que ocupam, é necessário que os trabalhadores adquiram um rol mais alargado de competências sociais e de competências associadas ao seu trabalho que, posteriormente, possam ser transferidas e utilizadas em diferentes ambientes laborais e nos diversos departamentos da empresa. Outras das conclusões apresentadas neste estudo revela que para que a aprendizagem ao longo da vida se torne uma realidade é importante que os locais de trabalho se tornem ambientes propícios à aprendizagem, o que obrigará as autoridades públicas, as entidades empregadoras, os sindicatos e os próprios trabalhadores a partilhar responsabilidades no que concerne ao desenvolvimento de competências. Através do diálogo e de estratégias locais e sectoriais que visam assegurar o desenvolvimento económico, as colaborações que se estabelecem entre as empresas e outros parceiros são extremamente importantes no que respeita à antevisão de mudanças e ao encontrar de soluções para as mesmas, soluções essas que passam, por exemplo, pela existência de uma formação flexível e de uma orientação ao longo da carreira, de forma a ajudar os trabalhadores a desenvolverem competências necessárias que permitam corresponder aos desafios do mercado laboral.

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