quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O aumento das competências educativas das famílias: um efeito dos Centros Novas Oportunidades

No dia 14 de Janeiro foram apresentadas na Escola Superior de Educação de Coimbra as conclusões de um estudo (desenvolvido pela Professora Lucília Salgado) que teve como principal preocupação conhecer as mudanças percepcionadas por adultos que realizaram o processo de RVCC de nível básico tendo filhos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico.

As conclusões indicam que a realização de um processo de RVCC foi maioritariamente vivida com elevados níveis de satisfação. Os adultos inquiridos associam este processo à valorização de competências e conhecimentos obtidos ao longo da vida e à aquisição de novas aprendizagens sobretudo ao nível das novas tecnologias.

O estudo indica o aumento da auto-confiança e auto-eficácia, considerando-se os inquiridos mais aptos a manter o equilíbrio na sua vida pessoal e profissional, melhorando assim o desempenho relativamente à educação dos filhos.

De acordo com as percepções dos adultos, filhos e professores conclui-se que a realização de um processo de RVCC acarretou uma maior consciência das necessidade de aprendizagem e escolarização não só para o adulto mas também relativamente aos filhos.

Do mesmo modo, o aumento da literacia nas práticas familiares cria condições de desenvolvimento de competências que possibilitam a aprendizagem eficaz da leitura e escrita e respectivo aumento ao longo da aprendizagem escolar.

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