segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Euroskills

Portugal sagrou-se Campeão Europeu das profissões, com um total de 30 medalhas - nove de ouro, doze de prata e nove de bronze - no Euroskills Lisboa 2010: o Campeonato Europeu das Profissões, que decorreu entre os dias 9 e 12 de Dezembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Áustria, Finlândia, Holanda e Bélgica foram as restantes selecções que integraram o Top 5.
Portugal venceu em áreas de actividade diversificadas como Design e Produção de Moda, Web Design, Técnico de Frio, Cabeleireiro e Serralharia Mecânica. Joalharia, Controlo Industrial, Técnico de Electrónica, Electricista e Maquinação CNC foram algumas das áreas onde conquistou a medalha de prata.
Nesta competição participaram 500 jovens vindos de 30 países europeus e 800 jurados, peritos e observadores, sendo a FIL visitada por 62 mil pessoas (51 mil das quais oriundas de escolas).
Durante quatro dias, os jovens concorrentes tiveram a oportunidade, mediante a realização de provas, de demonstrar as competências que se encontram associadas ao exercício de 50 profissões, agrupadas em seis categorias: artes criativas e moda; tecnologias da informação e comunicação; tecnologias de engenharia e fabrico; construção e edifícios; transporte e logística; e serviços pessoais e à comunidade.
Neste grande desafio, organizado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, enquanto membro do Worldskills e da Euroskills Promotion Organization, a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) marcou presença através da realização de uma multiplicidade de animações ligadas às artes (dança, música e teatro) e à animação sociocultural. Para além disso, coube também à ANQ a dinamização, durante o dia 10 de Dezembro, no Auditório I do Centro de Reuniões da FIL, de dois seminários: "Iniciativa Novas Oportunidades: Ofertas qualificantes para Jovens" e "Sistema Nacional de Qualificações".
No primeiro foram apresentados os principais objectivos, metas e resultados alcançados pelo eixo jovens da Iniciativa Novas Oportunidades e duas intervenções relativas ao impacto do alargamento da oferta educativa e formativa na dinâmica das entidades formadoras e na conclusão do ensino secundário.
O segundo integrou uma apresentação do Sistema Nacional de Qualificações e do Catálogo Nacional de Qualificações, dando ainda voz a agendes económicos que se encontram representados num dos conselhos sectoriais para a qualificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário