quinta-feira, 7 de outubro de 2010

I Encontro Centros Novas Oportunidades da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Miraflores: "NOVAS OPORTUNIDADES: QUE NOVOS RUMOS?"

A Iniciativa Novas Oportunidades é uma iniciativa continuada e para continuar, assim poderíamos resumir aqueles que foram os discursos dos oradores convidados do I Encontro Centros Novas Oportunidades da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Miraflores, subordinado ao tema "NOVAS OPORTUNIDADES: QUE NOVOS RUMOS?"
A problemática centrava-se na continuidade desta iniciativa que conta já com alguns anos desde que foi encetada.
Entre os muitos temas-problema que poderíamos aqui abordar, vamos focar-nos em dois que, no nosso entender, merecem a nossa especial atenção, a saber:
1) A Iniciativa Novas Oportunidades/Centros Novas Oportunidades: definição de conceitos;
2) a necessária e crescente aposta na qualificação da população portuguesa.
Iniciando a nossa reflexão, partamos, pois, para a definição dos conceitos. Como foi abordado no Encontro, parece-nos que subsistem algumas dúvidas no que concerne a estas expressões, ou seja, para utilizar uma linguagem calão, para os portugueses parece que é tudo farinha do mesmo saco. Importa pois, referir que os Centros Novas Oportunidades são um sub-conjunto do conjunto Novas Oportunidades. Especifiquemos.
A Iniciativa Novas Oportunidades surgiu da necessidade de, como o próprio nome indica, e não querendo utilizar na definição o conceito a definir, oferecer à população um conjunto de ferramentas que lhe permitisse concluir o seu percurso escolar, que foi interrompido por um conjunto de complexos situacionais, e obrigaram a que um adulto largasse o seu percurso formativo/educacional/académico mais cedo que o previsto.
Ora, desta necessidade, entendeu o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, em parceria com o Ministério da Educação e outras entidades competentes, criar a Iniciativa Novas Oportunidades que contempla um leque de ofertas do foro formativo/educacional.
Assim, os Centros Novas Oportunidades subsumem-se na Iniciativa Novas Oportunidades, a qual abarca ainda ofertas como os cursos de Educação e Formação de Adultos, formações modulares, cursos de dupla certificação para jovens, Objectivos Eixo Jovens, entre outros.
Os Centros Novas Oportunidades são centros que colocam ao dispor dos candidatos um "processo de reconhecimento, validação e certificação de competências através das aprendizagens que os adultos desenvolvem ao longo da vida, nos vários contextos em que se inserem, desde que sejam passíveis de gerar conhecimentos e competências."
Um candidato, quando é acolhido num Centro Novas Oportunidades, é encaminhado para a iniciativa que se adeque ao seu perfil, tendo em conta os aspectos que ele especifique aquando dessa fase, sendo-lhe, pois, dada a oportunidade de ele escolher aquela que melhor satisfaça as suas necessidades.
Quanto ao segundo tópico de reflexão, foi ponto unânime dos oradores a pertinência da continuidade desta Iniciativa pois o futuro passa pelo conceito de pessoas empregáveis, isto é, cada vez mais se sente a pressão da figura do empreendedor enquanto eu-sujeito capaz de responder à constante mutação social e profissional. Destacam-se como apostas de qualificação das pessoas a sua formação contínua, o domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação, dando ênfase ao e-learning, embora esta metodologia obrigue a uma lenta implementação, quer por parte das entidades formadoras, quer do ponto de vista da receptividade dos adultos em formação.
Assim, a qualificação dos portugueses continuará a ser a aposta do Sistema Nacional de Qualificações, com vista a um futuro em que, nas palavras de Vinícius de Moraes, pelas palavras do Professor Doutor Luís Alcoforado, possamos todos dizer:
Só a alegria de alguns compreenderem bastará
porque tudo aconteceu para que eles compreendessem
que as águas mais turvas
contêm às vezes as pérolas mais belas.

Nota: um agradecimento muito especial ao Professor Doutor Luís Alcoforado por gentilmente me ter cedido este poema.

Sem comentários:

Enviar um comentário